Fichamento - O papel dos estoques na empresa
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
FICHAMENTO
Juliette Stocco Gonçalves
Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais
Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt
São Paulo, Saraiva
2009
Referência bibliográfica
MARTINS, P.G.; ALT, P.R. Administração de materiais e recursos patrimoniais. São Paulo: Saraiva. 2009.
O papel dos estoques na empresa (MARTINS; ALT, 2009, p.167-197).
Introdução
“os estoques sempre foram alvo de atenção dos gerentes” (MARTINS; ALT, 2009, p.167).
Observa-se que:
Visto como um recurso produtivo que no final da cadeia de suprimentos criará valor para o consumidor final, os estoques assumem papel ainda mais importante [...] as empresas procuram, de uma forma ou de outra, obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e a oportunidade de atendê-los prontamente, no momento e na quantidade desejada, é facilitada por meio da administração eficaz no estoque (MARTINS; ALT, 2009, p.167).
“A gestão do fluxo de materiais, serviços e informações, desde o fornecedor inicial até o consumidor final, constitui a essência da logística” (MARTINS; ALT, 2009, p.167).
Tipos de Estoques
“Os estoques tem a função de funcionar como reguladores do fluxo de negócios” (MARTINS; ALT, 2009, p.168).
”Como a velocidade com que as mercadorias são recebidas é usualmente diferente das velocidades com que são utilizadas, há a necessidade de um estoque [...]” (MARTINS; ALT, 2009, p.168).
Quando a velocidade de entrada dos itens é maior que a de saída, ou quando o número de unidades recebidas é maior do que o número de unidades expedidas, o nível de estoque aumenta. Se, ao contrário, mais itens saem, do que entram, os estoque diminui. E se a quantidade que é recebida é igual à que é despachada, o estoque mantém-se constante (MARTINS; ALT, 2009, p.169).
“Conseguir a igualdade é o grande objetivo e