Fichamento o horizonte humanista
GEOGRAFIA
GEOGRAFIA REGIONAL
PROFESSOR JORGE NEY
ALUNO ROBERTO BACELAR
FICHAMENTO DO TEXTO: O HORIZONTE HUMANISTA
Salvador, 08/01/2013
O HORIZONTE HUMANISTA
A influencia do humanismo, nestes últimos anos, nas ciências sociais, fez nascer uma enorme diversidade de concepções, que se apresentam, todavia, sob o mesmo nome. Pag. 304.
A diversidade é frequentemente interpretada como o produto de um ecletismo voluntário, buscado por esta orientação em função do novo contexto critico das ciências naturais. Pag. 304.
Desta maneira, é difícil ver neste movimento uma unidade ou uma uniformidade sobre o plano filosófico metodológico. Pag. 305.
Um dos fatores de principais de coesão é o fato de que todos compartilham do mesmo ponto de vista crítico a respeito da ciência em sua forma institucionalizada. Pag. 305.
No caso da geografia humanista, se todos estão de acordo em refutar o modelo científico anterior, não há, entretanto, um verdadeiro consenso em torno de um novo modelo a adotar. Pag. 306.
UM HUMANISMO CRÍTICO
Tradição, eis a palavra-chave do discurso dos humanistas modernos. Esta noção serve, de início, para evocar a origem perdida da ciência humanista. Serve também de contraponto crítico à ideia de progresso, irremediavelmente inscrita no discurso da ciência lógica. Pag. 309.
No lugar do egocentrismo medieval, o humanismo impôs a ideia de um antropocentrismo. Sem perder de vista a perspectiva de superioridade da sociedade ocidental, o humanismo procede à relativização de seus valores morais e intelectuais pela comparação com outras culturas. Pag. 310.
segundo a expressão consagrada, o homem é a medida de todas as coisas e não existe conhecimento objetivo sem a consideração deste pressuposto. Pag. 310.
Com efeito, o humanismo refuta vigorosamente o procedimento analítico, acusado de perder a riqueza do todo,