Fichamento: O capital
Instituto de Ciências e Letras – ICHL
Departamento de Ciências Sociais – DCiS
O Capital
Fichamento apresentado pela discente Jéssica Lima Cordova à disciplina Sociologia, ministrado pelo Professor referente ao 1° período do curso de Serviço Social.
Manaus - AM
2013
FICHAMENTO
1. REFERÊNCIA
2. TESE CENTRAL DO TEXTO
3. FICHAMENTO DO LIVRO:
O segredo da acumulação primitiva
3.1 A acumulação do capital, porém, pressupõe a mais-valia, a mais valia a produção capitalista, e esta, por sua vez, a existência de massas relativamente grandes de capital e de força de trabalho nas mãos de produtores de mercadorias. Todo esse movimento parece, portanto, girar num círculo vicioso, do qual só podemos sair supondo uma acumulação “primitiva” (...) precedente à acumulação capitalista. (p. 785)
3.2 Desde o início, o direito e o “trabalho” têm sido os únicos meio de enriquecimento (...). Dinheiro e mercadoria, desde o princípio, são tão pouco capitais quanto os meios de produção e de subsistência. Eles requerem sua transformação em capital. (...) duas espécies bem diferentes de possuidores de mercadorias têm de defrontar-se e entrar em contato; de um lado, possuidores de dinheiro, meios de produção e meios de subsistência (...) do outro, trabalhadores livres, vendedores da própria força de trabalho. (p. 786)
3.3 A relação-capital pressupõe a separação entre os trabalhadores e a propriedade das condições da realização do trabalho. (...) o processo que cria a relação-capital não pode ser outra coisa que o processo de separação de trabalhador da propriedade das condições de seu trabalho, (...). A assim chamada acumulação primitiva é, portanto, nada mais que o processo histórico de separação entre produtor e meio de produção. (p.786)
3.4 O ponto de partida do desenvolvimento que produziu tanto o trabalhador assalariado quanto o capitalista foi à servidão do trabalhador. (p. 787)