Fichamento O brincar com um modo de ser e estar no mundo
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
VERA LUCIA DE SOUZA TAVARES
FICHAMENTO:
O BRINCAR COMO UM MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO
Salvador
2014
VERA LUCIA DE SOUZA TAVARES
FICHAMENTO:
O BRINCAR COMO UM MODO DE SER E ESTAR NO MUNDO
Fichamento apresentado à disciplina metodologia Cientifica, a Faculdade Montessoriano, a professora Me. Marla Oliveira Andrade.
Salvador
2014
BORBA, Ãngela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. Ensino fundamental de nove anos: orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília: Ministério da Educação, Secretária de educação Básica, 2. ed. Ed. Gráficas e Editoras, 2007, p. 33 a 39.
“A experiência do brincar cruza diferentes tempos e lugares, passados, presentes e futuros, sendo marcada ao mesmo tempo pela continuidade e pelas mudanças.” p. 33.
Acriança é um ser sujeito que através do brincar e das experiências vividas, ela é capaz de transformar a brincadeira de acordo com o seu espaço, se adaptando ao mundo reproduzindo, reinventando e recriando cultura.
“Que critérios estão em jogo quando significamos nossos tempos como ganho ou perda? Vale a pena refletir sobre essas questões para vislumbrarmos nas escolas organizando-as como espaço nos quais aprendemos e vivemos a experiência de sermos sujeitos culturais e históricos.” p. 35.
A brincadeira é considerada por muitos, perda de tempo, mas não existe infância sem brincadeira, nem criança sem infância.
Já encontramos em algumas instituições educacionais espaços abertos para construção do conhecimento através das brincadeiras e construção de jogos, por não ter tempo e espaço a prática é deixada de lado, onde a maioria do corpo docente não leva a sério, o brincar fica restrito apenas para hora do recreio. Mas a brincadeira também é séria: