Fichamento A Teoria do Espelho
Disciplina: Teorias do Jornalismo
Nome: Bruna. S. Vieira
FICHAMENTO:
Referência Bibliográfica:
Teoria do espelho
1- Teoria auto-explicativa, foi a primeira metodologia utilizada para compreender porque as noticias são como são, ainda no século XIX. A base dessa teoria é a ideia de que o jornalismo reflete a realidade. A imprensa funciona como um espelho do real, apresentando um reflexo claro dos acontecimentos do cotidiano.
2- Nesta teoria o jornalista é o mediador desinteressado, cuja missão é observar a realidade e emitir um relato equilibrado e honesto sobre suas observações, sem apresentar suas opiniões pessoais dos fatos. O dever do jornalista é informar e buscar a verdade acima de qualquer coisa.
3- O aparecimento da teoria do espelho está relacionado ás mudanças na imprensa americana na segunda metade do século XIX. Nessa teoria acredita-se que a palavra pode refletir a realidade. Isto será reforçado a partir das regras de narração e dos procedimentos profissionais criados na década de 1920. Segundo as palavras de Walter Lippman, esses procedimentos trariam o rigor do método científico aos jornalistas, evitando a subjetividade.
4- Até hoje, a teoria do espelho é defendida pela comunidade jornalística, com base em que as noticias refletem a realidade. Isto porque esta teoria dá a legitimidade e credibilidade aos jornalistas, tratando os mesmos como imparciais, limitados por procedimentos profissionais e dotados de um saber de narração baseado em método cientifico que garante o relato objetivo dos fatos.
5- Fonte da própria metáfora: os fundamentos óticos da física.
6- Existem quatro fenômenos óticos simples: a reflexão regular, a reflexão difusa, a refração da luz, e a absorção da luz. Estes fenômenos são considerados a partir de um feixe de raios de luz propagando-se em um meio e incidindo sobre a superfície de separação com outro meio.
7- Reflexão regular: o feixe de