Fichamento A Teoria Da Informa O
Prof. Rovilson
Teoria da Comunicação
Fichamento do texto: A Teoria da Informação
fecap – fundação escola de comércio álvares penteado
2015
A Teoria da Informação.
1. Informação e sistema
O modelo formal de Shannon
- “Em 1948, o americano Claude Elwood Shannon (nascido em 1916) publica uma monografia intitulada The Mathematical Theory of Communitcation, no âmbito das publicações de pesquisas dos laboratórios Bell Systems, filial da empresa de telecomunicações American Telegraph & Telephone (AT&T).” (p. 57 - 58)
- “É por ocasião desse trabalho sobre os códigos secretos que ele formula hipóteses encontradas em sua teoria matemática da comunicação.” (p.58)
- “..., a comunicação repousa sobre as cadeiras dos seguintes componentes: a fonte (de informação), que produz uma mensagem (a palavra no telefone), o codificador ou emissor, que transforma a mensagem em sinais a fim de torná-la transmissível (o telefone transforma a voz em oscilação elétricas), o canal, que é o meio utilizado para transportar os sinais (cabo telefônico), o decodificador ou receptor, que reconstrói a mensagem a partir dos sinais, e a destinação, pessoa ou coisa à qual a mensagem é transmitida. O objeto de Shannon é delinear o quadro matemático no interior do qual é possível quantificar o custo de uma mensagem, de uma comunicação entre os dois pólos desse sistema, em presença de pertubações aleatórias, denominadas ‘ruídos’, indesejavéis porque impedem o ‘isomorfismo’, a plena correspondência entre os dois pólos. Se procurarmos reduzir ao mínimo possível o dispêndio total, poderemos transmitir por meio de sinais convencionados os mais econômicos.” (p.58-59)
- “..., com as pesquisas do matemático russo Andrei A. Markov sobre a teoria das cadeias de símbolos na literatura, prosseguiram com as hipóteses do americano Ralph V. L. Hartley, que em 1927 propõe a primeira medida precisa de informação associada à emissão de símbolos, o ancestral do bit