Fichamento A origem das espécies
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLOGICAS
ELITA REIS
A origem das espécies
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Sociologia no 2º período, sob orientação do Prof.º José Marcelo.
Paripiranga-BA
Outubro de 2014
Referência Bibliográfica
DARWIN Charles. A origem das espécies Ed. São Paulo: Martin Claret, 2007. 640 p.
Credenciais do Autor
Charles Darwin foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria culminou no que é, agora, considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859. Darwin começou a se interessar por história natural na universidade enquanto era estudante de Medicina e, depois, Teologia. A sua viagem de cinco anos a bordo do brigue HMS Beagle e escritos posteriores trouxeram-lhe reconhecimento como geólogo e fama como escritor. Suas observações da natureza levaram-no ao estudo da diversificação das espécies e, em 1838, ao desenvolvimento da teoria da Seleção Natural.
Resumo da Obra
O livro trás aos leitores as idéias gerais de Charles Darwin, sobre a origem das espécies e suas evoluções. Entre seus capítulos refere se a luta pela vida, a qual os fortes e os mais aptos conseguem sobreviver, cuja natureza é a responsável fazendo uma seleção natural dos mesmos. Ao longo dos capítulos relata uma fascinante análise dos animais domésticos, de maneira clara e objetiva eles auxiliam os leitores na compreensão da leitura com os conceitos das espécies citadas entre os capítulos, utilizando se de experiências e concluindo com fatos estudados com uma única espécie para fácil absorção do