Fichamento a luta pelo direito
“ A história do livro confunde-se, em muitos aspectos, com a história da humanidade. Sempre que escolhem frases e temas, e transmitem ideias e conceitos, os escritores estão elegendo o que consideram significativo no momento histórico e cultural que vivem. E assim fornecem os dados para análise da sociedade. O conteúdo de um livro – aceito, discutido ou refurtado socialmente – integra a estrutura intelectual dos grupos sociais.” (p. 06)
“ A verdade, é que não invoco a necessidade da luta pelo direito em todo e qualquer tempo, mas apenas naqueles casos em que a agressão ao direito representa um desrespeito à pessoa humana.” (p. 19)
“ O fim do direito é a paz, o meio de que se serve para conseguir- ló é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça – e isso perdurará enquanto o mundo for mundo - , ele não poderá prescindir da luta. A vida do direito é a luta; luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.” (p. 27)
“ O direito é um trabalho se tréguas, não só do Poder Público, mas de toda a população. A vida dos direito nos oferece, num simples relance de olhos, o espetáculo de um esforço e de uma luta incessante, como o despendido na produção econômica espiritual.” (p. 27)
“ É assim que tanto na propriedade como na paz repartem-se o trabalho e o gozo. Ocorre, porém, que ao gozo e à paz desfrutados por um indivíduo corresponde o trabalho e a luta de outro. A paz sem luta e o gozo sem trabalho pertencem aos tempos do paraíso; na história, esses benefícios só surgem como produto de um esforço persistente e exaustivo.” (p. 28)
“ Não podemos deixar de reconhecer que tal, a língua, também o direito realiza uma evolução involuntária e inconsciente, ou, para usar a expressão tradicional, uma evolução orgânica, que se processa de dentro para fora.” (p. 30)
“ O caminho percorrido pelo direito em busca de tais conquistas muitas vezes