Fichamento: A importância do ato de ler
A leitura sob uma visão social
0
0
FREIRE, P. A importância do ato de ler. In: ______. A importância do ato de ler. 47. Ed. São Paulo (SP): Autores Associados: Cortez, 2006. P. 1-6.
O processo de leitura da palavra envolve o conhecimento prévio do leitor, dito como “palavramundo”, para que este possa desenvolver o processo crítico da leitura, processo que ocorre entre leitura de sinais gráficos com leitura sensorial.
O ato de ler vem da experiência existencial, a vivência desde a infância, antes do aprender a ler. Na convivência em família é desenvolvida a percepção de “texto”, “palavras” e “letras”, o que aumenta a capacidade de compreensão daquilo que antes não entendia.
O ato de alfabetizar desenvolve o processo de leitura de “palavramundo”, tornando o complemento desta leitura, pois este processo envolve passar ao alfabetizado o conhecimento de forma que seja desenvolvida a sua personalidade criativa, com o auxilio do alfabetizador, sem que este, no entanto, interfira, impedindo o desenvolvimento desta personalidade.
A importância da leitura é a compreensão da mesma, e não a quantidade de textos lidos, pois nem sempre a quantidade esta relacionada na qualidade de compreensão dos textos lidos.
Assim, a importância do ato de ler tem como compreensão a leitura crítica relacionada com a leitura de mundo, pois não é suficiente decodificar os sinais gráficos, é preciso compreender, adentrar no texto, com o conhecimento prévio.
CITAÇÕES
“Na medida, porém, em que fui tornando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na “leitura” que ele ia fazendo, os meios temores iam diminuindo.” (p. 04)
“A memorização mecânica da descrição do objeto não se constitui em conhecimento do objeto. Por isso é que a leitura de um texto, tomado como pura descrição de um objeto é feita no sentido de memorizá-la, nem é real leitura, nem dela portanto resulta o conhecimento do objeto de que o texto fala.” (p. 05)
“A alfabetização é a criação