Fichamento a estrutura textual I
NICÉSIO, Guilherme Alves de Lima et al. A Estrutura Textual I: considerações a respeito do texto como instrumento essencial do labor acadêmico e pedagógico. In:Anuário da Produção Acadêmica Docente. Vol.III, n.6, pp. 169-184. Disponível em: Faculdade Anhanguera de Campinas
“Em um texto, o significado de uma parte não é autônomo, mas depende das outras com que se relaciona” p.171.
“Um texto possui coerência de sentido, o que significa que ele não é um amontoado de frases [...] o sentido de suas partes constituintes é dado pelo todo.” p.171.
“[...] o contexto é o conhecimento de mundo pressuposto por uma unidade linguística.” p.171.
“UM TEXTO É UM TODO ORGANIZADO DE SENTIDO, DELIMITADO POR DOIS BRANCOS, QUE MANIFESTA UM PONTO DE VISTA SOCIAL SOBRE UMA DADA QUESTÃO.” p. 173.
“Em uma produção de texto, o domínio do conceito de frase e de sua estrutura é considerado fundamental para definir as características e o estilo do texto.” p.174.
“[...] aquilo de que estamos falando (o sujeito) e aquilo que dizemos a respeito do sujeito (o predicado) constituem o que denominamos informação básica.” p.175.
“[...] muitas categorias sintáticas que são lacunares na fala devem ser preenchidas na modalidade escrita da língua.” p.177.
“É bastante comum na língua falada a chamada estrutura tópico/comentário.” p.178.
“[...] o parágrafo é uma unidade de composição de um texto [...] por meio de separações espaciais.” p.180.