Fichamento: a educação do arquiteto e urbanista
Fichamento Livro:
“A educação do Arquiteto e Urbanista”
‘Diretrizes curriculares uma contribuição’,
Docente:
São José do Rio Preto, SP 2012 Diretrizes Curriculares:
UMA CONTRIBUIÇÃO
A data limite para resposta ao Edital n.°4/97 da Sesu/MEC, de 10 de dezembro de 1997, publicado no DOU dois dias depois, é 29 de maio de 1998. Esse Edital convoca as Instituições de Ensino Superior (IES) a apresentar propostas a respeito das Diretrizes Curriculares (DC), conforme inciso II do artigo 53 da LDB (Lei 9.394., de 20/12/96). Tais contribuições serão sistematizadas e enviadas ao Conselho Nacional de Educação (CNE) para deliberação, de acordo com o disposto na Lei 9.131, de 24 de novembro de 1995.
A área de ensino de arquitetura e urbanismo realizou recentemente amplo debate nacional a respeito da renovação, atualização e inserção no panorama internacional do ensino de arquitetura e urbanismo no Brasil, culminando com a definição das novas Diretrizes Curriculares, essenciais aos cursos da área, em dezembro de 1994 (Portaria 1.770, do MEC, de 21/12/94). A publicação da "Charter of Architectural Education", em junho de 1996, pela Unesco em conjunto com a União Internacional dos Arquitetos (UIA), demonstra e ratifica o acerto das decisões encaminhadas no Brasil para o aperfeiçoamento e atualização da educação dos arquitetos e urbanistas.
A estratégia a médio prazo da Unesco (1996-2001) é orientar suas ações em direção a três objetivos: a) ampliar o acesso ao ensino superior e aumentar a duração dos estudos superiores e as oportunidades de sucesso na escola, sem nenhuma discriminação; b) melhorar a gestão dos estabelecimentos de ensino superior e de seus laços com o mundo do trabalho; c) contribuir para a consolidação da paz, impulsionando um desenvolvimento fundado na justiça social, eqüidade, solidariedade e liberdade.
O ensino superior na região, conforme destaca o documento, apresenta entre outras tendências: a) uma expansão