Fichamento "A Cidade de São Paulo"
AIRTON RODRIGUES DE OLIVEIRA FILHO
2°DARM
FICHAMENTO DO LIVRO “A Cidade de São Paulo”
Prado Junior, Caio. A Cidade de São Paulo. São Paulo: 1983
São Paulo
Março de 2014
“A região de São Paulo não oferece a primeira vista atrativos capazes de explicar a localização aí de um grande centro de mais de dois milhões de habitantes, que representa a segunda cidade do Brasil e a terceira da América do Sul. Parece que os fatores físicos e naturais não tiveram aqui influência alguma. Na qualidade das terras, é esta uma das regiões mais pobres do Estado. Os centros agrícolas de importância não se localizam nas suas proximidades, e quem percorre os arredores das cidades impressiona-se com a vida primitiva que ai domina. Todas as pequenas cidades ou vilas que a rodeiam não passam de povoados miseráveis e decadentes”. (pag. 7)
“As causas que determinam a grandeza de São Paulo vêm atuando desde o inicio da colonização”; (pag. 8)
A colonização litorânea em primeiro lugar parte de São Vicente e penetra no planalto da futura São Paulo. Essa ascensão ocorre devido a fatores geográficos que acabam por impor uma necessidade de busca de novas condições. No litoral existe uma faixa costeira estreita constituída em maioria por mangues insalubres não favorecedores da agricultura e com altas médias de temperaturas, enquanto o planalto dispõe de terras altas saudáveis a agricultura e com um clima temperado e ameno que agradou aos colonos europeus, somado a farta mão de obra indígena local.
Alguns fatores contribuíram para a escolha do caminho de penetração ao interior do terreno. Ao norte de São Paulo, na região de São Sebastião, Ubatuba e Parati, a serra do mar é constituída por uma muralha contínua de 900m de altura em uma larga faixa acidentada com cumes que atingem de 1500m a 2000m. Ao sul, a região de Ribeira de Iguape e afluentes torna-se escalonada em degraus sucessivos se alargando até 100 km com densa cobertura