fichamento A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS: um novo aspecto do método matemático
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAS
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
A ARTE DE RESOLVER PROBLEMAS: um novo aspecto do método matemático
Fichamento apresentado no curso de Matemática da faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção da nota parcial da disciplina Geometria Descritiva no 3° período, sob a orientação da Professora Mestra Helena Tavares Souza.
Paripiranga
Abril de 2015
POLYA, G. (George), 1887 – A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático/ G. Polya; tradução e adaptação Heittor Lisboa de Araujo. – 2. Reimpr. – Rio de Janeiro: interciência, 1995; 196 p.
Resumo
George Pólya foi um matemático húngaro. Foi professor de matemática de 1914 a1940 em ETH Zürich na Suíça e de 1940 a1953 na Stanford University. Pólya permaneceu como Professor Emérito de Stanford o resto de sua vida e carreira. Ele trabalhou em uma variedade de tópicos matemáticos, incluindo séries, teoria dos números, análise matemática, geometria, álgebra, combinatória e probabilidade. Também é notável sua contribuição para a Heurística em Educação Matemática. Assim Pólya traz como sinopse da obra: “Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades investidas, quem o resolver por seus próprios meios, experimentará a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade susceptível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, por toda a vida, a sua marca na mente e no caráter.”
PARTE 1: EM AULA
“O professor que deseja desenvolver nos estudantes a capacidade de resolver problemas deve incutir em suas mentes algum interesse por problemas e proporcionar-lhes muitas oportunidades de imitar e de praticar.” (p. 03)
“A dificuldade esta em que, geralmente, há problemas demais que estão, de uma maneira ou de outra, relacionados com o nosso, isto é, que têm com este