Fichamento Vereza
1532 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSECentro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Departamento de História
Curso de Graduação em História
Disciplina: História do Brasil II
Docente: Luiz Fernando
FICHAMENTO
Natália Damasceno Costa
Niterói, 31 de Outubro de 2013.
A UTOPIA DO PODEROSO IMPÉRIO
Portugal e Brasil: Bastidores Da Política
1798-1822
LYRA, M. de L. V. A utopia do poderoso Império: Portugal e Brasil, bastidores da política, 1879 – 1822. Rio de Janeiro: Sette Letras, 1994.
Pág 17
" A Crença num destino promissor para o Brasil, explicitada com ênfase por um dos agentes ativos na fase inicial do processo de Independência, chama a atenção e desperta o interesse na busca de maior esclarecimento sobre o seu sentido político (...) "
Pág 18
" Ao caráter singular da formação do Estado Nacional - em constituir-se império - somava-se naquele momento o esforço então empreendido para a manutenção da unidade política do seu vasto território e a ênfase acentuada nas potencialidades do Brasil que, com o acirramento da crise europeia e a consequente mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, passou imediatamente a ser nomeado de "vasto" e de "poderoso império" "
Pág 19
" A análise da documentação e a da historiografia nos sugeriu uma rediscurssão tanto da conjuntura política, do quadro ideológico, e das concepções do Estado recorrentes nos finais do século XVIII e início do século XIX, quanto do papel desenvolvido pelas utopias, crenças e mitos no pensamento político da época. "
Pág 20
" A análise se detém na montagem do quadro teórico orientador da nova política, no qual as reformas se impunham, e observamos que, em perfeita sintonia com as Luzes do século construiu-se a imagem de uma união natural existente entre os interesses mútuos das partes do mundo português."
Pág 21
" É nesse contexto que anotamos a utilização do recurso ao discurso utópico para o esforço da