Fichamento Vende-se em 30 segundos
Nathalia Ferreira Leão
Redação Publicitária
Goiânia,
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DISCIPLINA: REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
PROFESSORA: NELLY SANTÉE
ALUNA: NATHALIA FERREIRA LEÃO
BARRETO. Tiago. Vende-se em 30 segundos. (pg. 25 – 39)
Preparando-se para começar
ROTEIRO: TAREFA DO REDATOR, DO DIRETOR DE ARTE OU DA DUPLA?
“Atualmente, existe, nas agências de publicidade, a idéia de que escrever roteiro é tarefa do redator. (...) Nenhum diretor de arte é obrigado a dominar recursos de linguagem ou qualquer outra técnica de escrita. (...) Não há discussão: em uma campanha, a idéia é responsabilidade tanto do redator quanto do diretor de arte.”
“Alguém que escolhe a carreira de redator porque cria melhor pensando com palavras. Ao contrário, quem escolhe a carreira de diretor de arte deve criar melhor pensando em imagens. (...) Assim, todo mundo que cria – não importa a direção, forma ou tendência – pode criar um roteiro.”
“No roteiro, a palavra do redator e a imagem do diretor de arte, ou seja, a linguagem escrita (ou falada) e a visual, devem complementar-se para dar à ideia o máximo de força publicitária.”
“Durante a construção do roteiro, cada um faz o máximo dentro de sua especialidade: o redator busca conceitos, imagina diálogos, pensa na assinatura, cria sensações por meio de palavras, enquanto o diretor de arte complementa pensando no cenário, nas cores, na iluminação e no figurino, seduzindo por meio de imagens. O roteiro é o resultado dessa interação.”
“Roteiro: tarefa do redator, do diretor de arte ou da dupla. Sem ponto de interrogação.”
Neste tópico, o autor explica que escrever o roteiro é uma função tanto do redator, como do redator. Podendo cada um contribuir de sua forma, formando uma dupla de criação ou fazendo individualmente.
O BRIEFING
“O briefing é um dos elementos que fazem com que o roteiro para filme