Fichamento Unidade I
Faculdade de Educação
Curso de Pedagogia
Fichamento Unidade I
Karl Marx
KONDER, Leandro.“Marx e a Sociologia da Educação”. In: TURA, M. de L. R.
(Org). Sociologia para Educadores. Rio de Janeiro: Quartet, 2004. pags.11-24.
Marx nasceu no século XIX e viveu a imensa transformação que a Revolução Industrial havia colocado em movimento, todo o surgimento de uma economia de mercado e um capitalismo moderno. Marx começou a estudar e pensar criticamente sobre o capitalismo, sua relação com o Estado e a sociedade. Foi influenciado por Georg W. F. Hegel, filósofo de seu tempo, de quem herdou o conceito de dialética (princípio da contradição, do antagonismo).
Marx avançou com suas críticas acerca do capitalismo através de uma perspectiva que ficou conhecida como materialismo histórico dialético. O materialismo refere-se às condições materiais de existência, que, para Marx, era a base de onde deveria partir toda avaliação da vida humana. O ponto de partida dele era que, a fim de satisfazer nossas necessidades, nós humanos produzimos nossos meios de vida (o que ele chama de práxis). Portanto, se quisermos entender como uma sociedade produz a si própria, temos que entender a dinâmica de trabalho desta sociedade. O conjunto das relações sociais de produção forma a estrutura de uma sociedade, e é a partir dessa estrutura que as instituições sociais e políticas vão se constituir.
Marx investiga como o capitalismo transforma tudo em mercadoria, e quais as consequências para aqueles que são mais afetados. A partir de sua divisão básica entre entre proprietários e não proprietários, ele observa que o operário não possui nada além de sua força de trabalho, que será obrigado a vender a fim de garantir sua sobrevivência. O próprio operário torna-se mercadoria, cuja força de trabalho é alugada mediante pagamento de um salário. A partir disso, entra nas questões de exploração e alienação dentro do sistema.
A unidade de análise mais básica no