FICHAMENTO: UMA NOVA CULTURA POLÍTICA EMANCIPATÓRIA
CAMPUS IGUATU
CURSO: BACHARELADO EM SERVICO SOCIAL
DISCIPLINA: PSICOLOGIA SOCIAL
PROFESSORA: MYRLA
ALUNOS: NARA RAQUEL ANCELMO BENVENUTO
AILTON BATISTA DE ALBUQUERQUE JUNIOR
FICHAMENTO: UMA NOVA CULTURA POLÍTICA EMANCIPATÓRIA
OUTUBRO 2014
IGUATU – CE
FICHAMENTO
Páginas
Citação
51
“As grandes teorias às quais nos acostumamos não parecem nos servir totalmente neste momento. Servem-nos em parte, e acredito que hoje a uma volta ao marxismo em todo o mundo.”
“o colonialismo é capitalismo, e é muito importante que recordemos isso.”
52
“Necessitamos de outro tipo de racionalidade, e aí começamos a pensar um tipo de racionalidade mais ampla, precisamente para reinventar a teoria crítica de acordo com as nossas necessidades hoje. Uma coisa clara para nós é que não há conhecimento geral; tampouco há ignorância geral.”
“Podemos dizer que na matriz da modernidade ocidental há dois modelos, dois tipos de conhecimento que podem se distinguir da seguinte maneira: o conhecimento de regulação e o conhecimento de emancipação.”
53
“o conhecimento-emancipação tem de ser uma ecologia de saberes, não pode ser simplesmente o saber científico moderno que temos: este é importante, necessário, mas tem de estar incluído em uma ecologia de saberes mais ampla.”
54
“Existe outra maneira de ver a ignorância, porque a utopia de uma ecologia de saberes é que possamos aprender outros conhecimentos sem esquecer nossos próprios conhecimentos. Mas nosso ensino nas universidades, nossa maneira de criar teoria, reprime totalmente o conhecimento próprio, o deslegitima, o desacredita, o inviabiliza.”
“ O primeiro desafio é reinventar as possibilidades emancipatórias que havia nesse conhecimento emancipador: uma utopia crítica. Vivemos hoje em um mundo dominado por utopias conservadoras.”
“ Estamos em um contexto em que é necessário tentar outras aprendizagens de utopia