Fichamento- um olhar antropológico sobre as questões ambientais
‘’A antropologia, pretendem influir diretamente sobre as políticas e organizações da sociedade civil, não permaneceu alheia a esse movimento’’. ( Foladori,p.323)
‘’(...) está entre as ciências sociais mais bem situadas para entender a questão ambiental, abordando-a de um ponto de vista global e interdisciplinar’’. ( Foladori,p.323)
‘’Este artigo destaca duas áreas em que a antropologia pode contribuir para a compreensão da problemática ambiental e de suas políticas. A primeira é informativa, e nela seu papel é desmistificar os preconceitos sobre a relação das sociedades com seus ambientes naturais(...) A segunda área é metodológica, e concerne à questão de como abordar os problemas ambientais de modo a caminhar rumo a sociedades mais sustentáveis’’. ( Foladori,p.323)
Contra o fundamentalismo: entre românticos ecológicos e cornucopianos
‘’O caráter complexo, global e interdisciplinar da problemática ambiental tem gerado uma gama de posições que nem sempre correspondem às expectativas políticas’’. ( Foladori,p.324)
‘’1) As sociedades primitivas estabeleciam uma relação harmônica com a natureza. É freqüente encontrar afirmações como essa, seja em textos de divulgação, seja em propostas políticas. A imagem de sociedades pré-industriais ou pré-capitalistas vivendo em harmonia com a natureza tem o apelo de, presumidamente, oferecer exemplos reais de convivência equilibrada com esta’’. ( Foladori,p.324)
‘’A responsabilidade de caçadores e coletores na extinção da megafauna nos continentes de colonização tardia se repete no caso das grandes aves, nas ilhas (...)’’. ( Foladori,p.324)
‘’A fragmentação do habitat, resultante da derrubada das matas, a caça indiscriminada e a introdução de espécies predadoras exóticas são causas que não