Fichamento Trabalho e saúde – Françoise Doppler
381 palavras
2 páginas
Capítulo 4: Trabalho e saúde – Françoise Doppler (p. 47-59).FALZON, P. (org). Ergonomia. São Paulo: Edgar Blucher, 2007.
“Desde o século passado, o trabalho passou por metamorfoses consideráveis, seu estatuto na sociedade não é mais o mesmo e o investimento que cada um pode fazer nele acabou se modificando notavelmente, o que sem dúvida atinge de maneira significativa a saúde” (p.48)
“O trabalho mudou: o trabalho terciário domina, marcado pela modernização das ferramentas; a organização do trabalho, o gerenciamento e a prescrição evoluem, transformando as condições da saúde psíquica” (p.49)
“Os conhecimentos se construíram pelo reconhecimento sucessivo de relações entre uma dada patologia e uma etiologia profissional (...) Tudo isso resultará num corpus de conhecimentos médicos e regulamentações sobre a patologia profissional” (p.52)
“As patologias decorrentes do ambiente. Entre elas estão as doenças infecciosas, as alergias, infecções relacionadas à presença de agentes biológicos e as intoxicações devidas à exposição a produtos químicos na situação de trabalho” (p.53)
“As patologias de ordem psíquica podem assumir formas diversas. Têm crescido muito nesses últimos anos e tendem a representar hoje o que as patologias físicas representavam no passado” (p.54)
“A saúde é sempre parte integrante da abordagem do ergonomista, estando ou não inscrita na demanda, sendo uma preocupação na análise da atividade e na fase do diagnóstico, estando integrada no processo de concepção, representando ou não uma classe de indícios permitindo avaliar as transformações operadas” (p.56)
“A ergonomia é uma das contribuições mais significativas no que diz respeito à saúde no trabalho” (p.56)
“A ergonomia através de seus objetivos, suas ferramentas e métodos, permite estabelecer um vínculo forte entre trabalho e saúde” (p.57)
“A ação do ergonomista, ao transformar o trabalho, age nas causas do risco, ou seja, situa-se no nível da prevenção primária, e não no da