FICHAMENTO TIAGO V PERIODO DIEGO
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DIEGO CARVALHO DOS SANTOS
UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS
Fichamento apresentado no curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES, como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial na disciplina de Educação Ambiental no 5º período, sob a orientação do professor Tiago Rozario.
PARIPIRANGA
MARÇO DE 2015
REFERÊNCIAS:
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências / Boaventura de Sousa Santos. 5. ed. - São Paulo : Cortez, 2008.
RESUMO:
Boaventura de Souza Santos nasceu na cidade de Coimbra em 15 de novembro de 1940. Em 1973, aos 33anos se tornou doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale. Também é diretor de várias instituições como do Centro de Estudos Sociais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, da Revista Crítica de Ciências Sociais. Este livro apresenta uma crítica profunda e positivista, tanto nas ciências físico-naturais, como nas ciências sociais, fundamentando-a a luz dos debates na física e na matemática. Vê nessa epistemologia um sinal da crise final do paradigma científico dominante e identifica os traços principais de um paradigma emergente que confere às ciências sociais uma nova centralidade na busca de um novo senso comum.
Capitulo 01: O PARADIGMA DOMINANTE
“Esta ideia do mundo-máquina é de tal modo poderosa que se vai transformar na grande hipótese universal da época moderna, o mecanicismo.” (p. 31).
“Portanto, por maiores que sejam as diferenças entre os fenómenos naturais e os fenómenos sociais é sempre possível estudar os últimos como se fossem os primeiros.” (p. 34).
“Em relação a cada um destes obstáculos, Nagel tenta demonstrar que a oposição entre as ciências sociais e as ciências naturais não é tão linear quanto se julga e que, na medida em que