Fichamento - Textualidade
CAVALCANTE, Mônica M. Os sentidos do texto. São Paulo: contexto, 2012.
“O conhecimento linguístico compreende todo conhecimento que o leitor possui sobre o uso das regras das língua, de seu complexo sistema, que inclui: a relação entre o som e o sentido das palavras, as regras morfológicas e sintáticas da língua e do uso do léxico.” (pág. 21)
“chegamos a um outro tipo de conhecimento, o conhecimento enciclopédico ou conhecimento de mundo – que pode ser adquirido tanto formal quanto informalmente e se encontra armazenado na memória de longo termo (ou memória permanente) de um indivíduo.” (pág. 22)
“Esse tipo de conhecimento está muito relacionado ao que Koch (2002) denomina de interacional, porque também ele inclui informações socioculturais.” (pág. 23)
“O conhecimento interacional ocorre sempre que, ao interagirmos por meio da linguagem, precisamos mobilizar e ativar conhecimentos referentes às formas de interação.” (pág. 23)
“É necessário ressaltar que divisão dos tipos de conhecimento linguístico (linguístico, enciclopédico e interacional) é meramente didática, ou seja, tem a função de separar os elementos a fim de que fiquem mais claros para quem está conhecendo o assunto agora.” (pág. 24-25)
“Esse tipo de conhecimento diz respeito à maneira especifica como os sujeitos interagem uns com os outros em cada situação de comunicação. Dito de outro modo, o conhecimento interacional tem a ver com o “comportamento” que se decide assumir em cada interação.” (pág. 26)
“o texto é um evento comunicativo em que estão presentes os elementos linguísticos em que estão presentes os elementos linguísticos, os fatores cognitivos e sociais.” (pág. 27)
“De modo prático, podemos definir o contexto como “tudo aquilo que, de alguma forma, contribui para ou determina a construção do sentido.” (pág. 27)
“quando lemos um texto, somos orientados pelas palavras, que nos oferecem um contexto explícito – o contexto -. Entretanto temos que ativar inúmeros outros