Fichamento texto rh
“Muitos já associaram a origem da palavra trabalho ao tripalium, um antigo instrumento de tortura.” (Página 17, primeiro parágrafo).
“Porém, para que tal constatação fosse possível, não poderia ela negar um outro fato, de maior importância: que o trabalho, em sentido amplo – como um conjunto de atividades intelectuais e manuais, organizadas pela espécie humana e aplicadas sobre a natureza, visando assegurar sua subsistência – nunca deixou (como não deixa, atualmente) de ser realizado, por homens e mulheres, ao longo da história.” (Página 17, segundo parágrafo).
“Dessa última constatação, isto é, o trabalho como algo imanente à espécie humana, pode-se deduzir quão longe está a origem das preocupações dos homens e mulheres com relação à organização de suas atividades de trabalho, ao longo da história da humanidade – seja no âmbito das relações sociais que se estabeleceram entre esses grupos nas ordens comunais, tribais e nas diversas formas de sociedade surgidas ao longo da história.” (Página 18, primeiro parágrafo).
“Esse sentido estritamente técnico de encarar a organização do trabalho foi incorporado pelo modo de produção capitalista e submetido aos interesses de classe aí envolvidos, especialmente após as primeiras revoluções industriais, do século 18 em diante. Desde então, a organização do trabalho foi elevada à categoria de matéria do conhecimento a ser conquistada com base na luta política e econômica explícita entre o empresariado (classe proprietária dos meios de produção e compradora de força de trabalho) e os trabalhadores (classe social expropriada nesse processo e cuja existência atual exige vender sua capacidade de trabalho em troca de salários). Enquanto aos últimos tal conhecimento passou a ser um dos poucos meios de assegurar sua subsistência e, portanto, suas condições mínimas de saúde física e mental, ao empresariado tal conhecimento tornou-se um importante meio de controle social,