Fichamento - Texto Jurídico
Curso: Direito
Disciplina: Português Instrumental
Professora: Daniela Santoro
Aluno: Tabajara Guedes Bittencourt de Oliveira
Matrícula:140623
Brasília, 25 de fevereiro de 2014
Fichamento
Referência: GOLD, Miriam. Português instrumental para cursos de Direito: como elaborar textos jurídicos / Miriam Gold e Marcelo Segal – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
Assunto: O TEXTO JURÍDICO (Cap. I)
“(...) além da desejável inteligência, sagacidade e raciocínio jurídico, mede-se a habilidade do profissional de direito pela capacidade de transferir para o papel, adequada e corretamente, suas teses, decisões e arrazoados.” (p. 3)
O bom texto jurídico é essencial para o sucesso do advogado ou outros profissionais que atuam no âmbito jurídico. Ideias bem organizadas no papel conseguem convencer melhor o interlocutor.
“A eficácia da redação está na utilização cirúrgica das palavras; escrever pouco, mas conferir ao texto a noção exata do que se pretende. Nada a mais, nada a menos. Isso sim é invejável” (p. 4)
Ao utilizar corretamente as palavras, com clareza e concisão, o texto chegará mais próximo de alcançar o seu objetivo.
“Bendito os breves, pois deles será a gratidão dos juízes e auditórios.” (p. 5)
Hoje em dia, a brevidade, combinada com leveza, clareza e boa fundamentação, tende a agradar mais aos magistrados, principalmente levando-se em conta o grande volume de processos no Judiciário.
“(...) apesar de o trabalho com módulos ser quase inevitável em um mundo que exige cada vez mais rapidez, eficiência e eficácia, no qual há multiplicação geométrica das demandas, o profissional deve sempre ficar atento e vigilante aos equívocos que isso pode gerar.” (p. 8)
Deve-se sempre ser cauteloso ao utilizar modelos para a confecção de documentos de um geral. E em relação a textos jurídicos, o cuidado necessita ser redobrado, evitando prejuízos de compreensão e até mesmo negativa do pleito.