Fichamento texto de ARTIGAS, Vilanova- O desenho
ARTIGAS, Vilanova
O DESENHO
Texto da Aula Inaugural pronunciada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1 de março de 1967. Reedição da publicação do Centro de Estudos Brasileiros do Grêmio da FAU-USP, 1975.
“O campo de atuação do arquiteto, nas condições do mundo contemporâneo, amplia-se cada vez mais. Não se trata de uma avaliação quantitativa [...]Meu ponto de vista é o da estética.”
“Entre as artes, a arquitetura teve quase sempre um lugar privilegiado na história que a salvou, algumas vezes, de ser considerada atividade inútil.”
“Facilmente se percebe, o conflito histórico entre a técnica e a arte – mera construção versus decoração.”
“O desenho – como palavra, segundo veremos, traz consigo um conteúdo semântico extraordinário.”
“Este conteúdo equipara-se a um espelho onde se reflete todo o lidar com a arte e a técnica no correr da história.”
“O fazer histórico para o homem comporta dois aspectos. De um lado este fazer é dominar a natureza, descobrir os seus segredos, fruir de sua generosidade e interpretar as suas freqüentes demonstrações de hostilidade. Dominar a natureza foi e é criar uma técnica capaz de obrigá-la a dobrar-se às nossas necessidades e desejos. De outro lado, fazer a história é, também, como se diz hoje, um dom de amor. É fazer as relações entre os homens, a história como iniciativa humana.”
“Uma técnica para apropriação da natureza e o uso desta técnica para a realização do que a mente humana cria dentro de si mesma.
Na história da luta que o homem vem travando com a natureza, a técnica e a arte caminham juntas, quando não se confundem.”
“Platão, ao igualar arte e intenção, levanta o véu sobre o que mais tarde virá a acontecer com a nossa linguagem. Ela será desenho mas também desígnio, intenção. Pois a arte é obra do homem e não da natureza.”
“A técnica e as artes cumpriram seu papel. Na verdade, a técnica moderna tem sua