Fichamento Teoria politica
Aluno: Mateus de Sousa Mendes
Professor: Murilo Mesquita
Disciplina: Teoria Política Moderna
WHITE, Stephen; MOON, Donald. What is a Political Theory? Londres: Sage Publications, 2004.
O texto inicia-se tratando da teoria política, onde segundo Isaiah Berlim diz que a teoria política nunca chegaria a ser uma ciência, ele fala que ela não teria condições de ser uma ciência independente, e um dos principais pontos citados é que os caminhos para se chegar a solução é implícito na formulação da própria. “satisfy the conditions required by an independent science, chief among them is that the way to its solution must be implicit in its very formulation” (Berlim 1978, 147.)
Grant ao decorrer do texto mostra alguns equívocos do Berlim, um deles é seu equivoco na inflexão da história acadêmica, mostrando que mais teóricos políticos trabalham em departamento de ciência política do que em departamentos de filosofia. Trata-se assim de uma fonte de frustração para os cientistas e também para os teóricas políticos, os cientistas políticos criticam que os teóricos políticos não tem bons critérios para avaliar a constituição de uma boa pesquisa, ou talvez ainda pior a falta de critérios. Já os teóricos políticos vêem seus trabalhos por algumas pessoas que acreditam que todas as pesquisas devem ser de “ponta” e buscam sempre a produção de novos conhecimentos.
Grant fala que poderia se objetar contra Berlim em decorrência de que não se deve fazer a distinção entre a filosofia e a ciência -já que para Berlim a Teoria política está mais para filosofia- e que essa distinção deveria ser feita entre as ciências humanas e as ciências naturais, e que se deve distinguir a teoria política da investigação humanística.
O autor fala que não há necessidade de defender profundamente a pesquisa humanista, por que a missão das ciências humanas seria a educação, e que os estudos das ciências humanas fornece um tipo de inspiração, transformando experiência