FICHAMENTO TEC
CAMPUS LARANJEIRAS
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS
Prof.ª ANA MARIA DE SOUZA MARTINS FARIA
O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Carlos A. C. Lemos
Arquiteto com especialização em arquitetura do Brasil e da problemática de preservação do Patrimônio Cultural.
Por Renata Fernandes Lima
LARANJEIRAS - SE
SETEMBRO 2014
PATRIMÔNIO CULTURAL
“(...) O Patrimônio Cultural seja dividido em três grandes categorias de elementos. Primeiramente, arrola os elementos pertencentes à natureza, ao meio ambiente (...) O segundo grupo de elementos refere-se ao conhecimento, às técnicas, ao saber e ao saber fazer (...) O terceiro grupo de elementos é o mais importante de todos porque reúne os chamados bens culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer” (páginas 8, 9 e 10).
“Podemos ver também que é incomensurável o número total de bens que compõem o Patrimônio Cultural de um povo, de uma nação ou de um pequeno município, (...)” (página 12)
“Nas sociedades primitivas, ou isoladas em seu território confinado, as casas são iguais entre si, todas decorrentes de mesmos materiais de construção e mesma tecnologia, formando uma amostragem que chamamos de vernácula.” (página 15)
“Mas, nessas reconstituições, sempre se percebe uma artificialidade fria e estática onde está sempre ausente a marca inesperada da presença humana”. (página 17)
“(...) Devemos garantir a compreensão de nossa memória social preservando o que for significativo dentro dos diversos elementos do Patrimônio Cultural, justificando o ‘por que do preservar’. (...) Hoje também o preservar está ligado as exigências do turismo, que maneja os sítios a serem visitados, despertando a curiosidade dos viajantes. O turismo nasceu em volta de bens culturais, paisagísticos e arquitetônicos preservado, e hoje, vão exigindo a criação de mais cenários, justificando os