Fichamento Sociologia, A sociologia clássica
Centro de Ciências Humanas – CCH
Brenda Cardoso de Sousa
Fichamento
A Sociologia Clássica
Positivismo uma Primeira Forma de pensamento social
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.
O positivismo derivou-se do “cientificismo”. Primeiro princípio teórico dessa escola a tentativa de construir seu objeto, pautar seus métodos e elaborar seus conceitos à luz das ciências naturais, procurando dessa maneira chegar a mesma objetividade e ao mesmo existo nas formas de controle sobre os fenômenos estudados.
O darwinismo social
O darwinismo social é o princípio de que as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformações representariam sempre a passagem de um estágio inferior para outro superior, em que o organismo social se mostraria mais evoluído, mais adaptado e mais complexo. Esse tipo de mudança garantiria a sobrevivência dos organismos – sociedade e indivíduos- mais fortes e mais evoluídos.
Uma visão crítica do darwinismo social
Essa transposição de conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e das relações entre essas trouxe, ao darwinismo social, desvios importantes. Se o homem constitui sociologicamente uma espécie, o mesmo não se pode dizer das diferentes culturas que ele desenvolveu. O caráter cultural da vida humana imprime, no desenvolvimento das suas formas de vida, princípios diferentes daqueles existentes na natureza. Os princípios da seleção natural são aplicáveis às espécies cujo comportamento é expressão das leis imperativas da natureza.
Duas formas de avaliar as mudanças sociais
O darwinismo social justificava o colonialismo europeu e refletia o otimismo dos europeus em relação sua cultura. Tipos