Fichamento sobre o texto: “O que é ética?”, capitulo I, de Márcia Souza.
1. Transcrição
“Ética, palavra de origem grega ethos, que quer dizer o modo de ser, a conduta ou caráter da pessoa. Etimologicamente, a palavra ética corresponde à palavra latina morale, que tem o mesmo significado. Assim, podemos concluir que ética e moral são palavras sinônimas, pelo menos e, sua origem.
Entretanto, a Moral estabelece regras comuns à sociedade, que são assumidas pela pessoa.” (P. 5)
“Ética é o que diferencia o que é bom ou mau, correto ou incorreto, justo ou injusto, e esses conceitos podem variar de pessoa para pessoa” (P. 5)
“ [...] a ética pode variar conforme o “ponto de vista” de cada indivíduo, não sendo, necessariamente, imutável e definitivo.
O objeto material da ética é o ato humano, e seu objeto formal é a moralidade desse ato. Portanto, a Ética lida com questões do bem, do direito, da justiça, da honestidade, da transparência, da sinceridade e do bem comum” (P.6)
“Ética diz respeito ao comportamento humano voluntário livre. O comportamento ético não se impõe: é uma adesão livre ao que se apresenta como bom, e não uma submissão exterior a um conjunto de regras e proibições[...] Em determinados casos, tratando-se de leis injustas, o comportamento ético exige o descumprimento dessas leis.” (P.6)
“É comum ouvir alguém dizer que tem a própria visão sobre o que é ética, que nem sempre está alinhada com a verdade e a ética aceitas pelo grupo e pela empresa. Esse entendimento é fortalecido pelo culto ao individualismo e ao consumismo. Normalmente, essa argumentação sobre a particularidade de interpretação procura esconder ou justificar determinadas ações.” (P.6)
“Para efeito de conceituar o que é uma empresa comprometida com a ética, precisamos considerar ainda os seguintes aspectos: Integridade nas relações comerciais; Políticas justas nas relações de trabalho; Responsabilidade na proteção ao meio ambiente; Vigência e observância de códigos de