FICHAMENTO SOBRE O TEXTO “O MUNDO IBERICO COMO CONTEXTO DA “ILUSTRAÇÃO”
FICHAMENTO SOBRE O TEXTO “O MUNDO IBERICO
COMO CONTEXTO DA “ILUSTRAÇÃO”
Fichamento sobre o texto: “O mundo ibérico como contexto da “ilustração””, composto no livro “O espelho do próspero: cultura e ideias nas América, 1988, p. 71-111. Apresentado à disciplina de História da América, como requisito avaliativo para obtenção de nota.
Professor:
MORSE, Richard M. O espelho de próspero: Cultura e ideias nas Américas. São Paulo: Companhia das letras, 1988.
“Os impérios americanos [...] ocupavam-se amplamente com os recorrentes problemas morais e práticos de legitimar o governo de ultramar e “incorporar” seus povos. [...] concentravam-se em três ideias importantes para reconstituir uma sociedade a partir das raízes: a ideia de vocação, a ideia de pacto e a ideia da Igreja e do Estado como esferas separadas. [...]” (p.71).
“[...] a Ibero e a Anglo-Ameicana compartilhavam as culturas políticas de suas respectivas pátrias de origem. [...] os reinos ibérico-americanos enfrentavam dois grandes desafios, à medida que avançavam sem saber para independência política: o caráter aparentemente inadequado de sua tradição política e a natureza incoerente de sua organização social. [...] O pensamento ibérico, [...] não havia acompanhado a elaboração lógica de opções feita no norte em favor do problemático binômio ciência-consciência. [...] o século ilustrado da Espanha divide-se convencionalmente em dois períodos, o primeiro dominado por Benito Feijóo (1676-1764), o segundo representado, sobretudo por Gaspar Melchorde Jovellanos (1744-1811) [...] as histórias das ideias do período frequentemente se extraviam por examinar apenas o conteúdo manifesto dos fios ideológicos que estavam entretecidos. As interpretações vão desde aquelas que sustentam a persistência de um conjunto de significados suareziano, às vezes disfarçado ou enfeitado por formulas “ilustradas”, até aquelas que sugerem uma mudança na