Fichamento sobre o livro: o que é educação (carlos rodrigues brandão)
O livro fala sobre a educação, não apenas em escolas e sim abrangendo o tema e nos mostrando novas formas sobre a “educação”. Desde que nascemos, é nos ensinado por etapa, em nosso dia-a-dia, o que devemos fazer o que “precisamos” aprender e como aprender, como viver socialmente, este já é um processo de aprendizagem que pode ser dado o nome de educação, a qual não aprendemos só na escola, mas também em casa, no trabalho, no laser, etc.
“Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor”
( Livro: O que é educação. Pag. 09)
A educação, muitas vezes, varia de acordo com a sociedade, sua cultura, crenças e com o seu modo de vida, cada grupo social tem sua própria concepção sobre o que é educação, obtida muitas vezes pela sua cultura, e por heranças deixadas que vá sendo repassadas da mesma forma, ou com acréscimos de novas idealizações. A educação é construída com base na necessidade que cada grupo tem o que não significa que o mesmo modelo de educação ira servir para toda a sociedade, pois cada um de nós temos nossas próprias necessidades. Mas a educação, entre tudo, sempre terá o mesmo fim: EDUCAR.
“A educação participa do processo de produção de crenças e idéias, de qualificações e especialidades que envolvem as trocas de símbolo, bens e poderes que, em conjunto, constroem tipos de sociedades.”
( Livro: O que é educação. Pag. 11)
A educação nasce de nossas culturas, do pensar em conjunto, das trocas de conhecimentos, da arte de conviver , aprender e ensinar aprendendo sempre a cada dia algo novo praticando e melhorando, tendo idéias, compartilhando idéias, e aceitando idéias.
A partir do momento que nossa sociedade evolui, passamos a ser cada vez mais cobrados em ter uma educação voltada para o trabalho, algo mais prático, esquecendo assim da base de uma educação mais rica em conhecimento. Educar não é apenas estar na escola e aprender a matemática ou