Fichamento sobre o artigo ISO 14000
Disciplina: Ambiente, Energia e Sociedade
Professor: Alan Martins
Aluna: Marcella Fernandes de Faria
Fichamento do Artigo Sobre ISO 14000 Adotando medidas que incorporam a abordagem socioambiental, empresas podem fazer reuso de materiais que previnem poluição e emissão de gases geradores do efeito estufa e aumento na eficiência de produtos e processos, reduzindo o uso de recursos naturais. O estágio atual de gestão ambiental é passível de implantação gradual mediante práticas apropriadas.
O tamanho do impacto ambiental tem relação direta com a parcela da população consumidora, os processos produtivos e os produtos que consomem. A gestão das empresas é caracterizada por uma variedade de posturas, que terminam em diferentes resultados de desenvolvimento e comprometimento com as questões ambientais, Barbieri (2007) propõe uma divisão em estágios que seguem a legislação ambiental e atende a comunidade, a utilização eficiente de insumos e a estratégia de organização. Em decorrência das variáveis ambientais, as empresas precisam introduzir novos protocolos e condutas para a sua gestão, dentre a série de normas da ISO 14000 está a ISO 14001 que estabelece estruturas e procedimentos para a melhoria contínua do desenvolvimento ambiental das empresas. Para Fryxell e Szeto (2002), com a adoção dessa norma os benefícios seriam a adequação as conformidades regulatórias, redução de custo gerada a partir da melhor utilização dos recursos e a melhora na reputação corporativa. Além das práticas de gestão ambiental, a implantação da NBR ISO 14001, gera um ambiente propício a novas tecnologias.
Uma pesquisa permite analisar a conduta das empresas na questão ambiental, é uma pesquisa descritiva baseada em dados secundários, isso leva ao estudo dos dados que verifica a hipótese de que são marcantes as diferenças entre dois grupos de organizações ou empresas, uma certificada com a norma ISSO 14001 e a outra não.