Fichamento sobre União Estável do livro da autora Olga Krell
2877 palavras
12 páginas
UNIÃO ESTÁVELCapítulo 1.
- Importância da família no sistema social
- Imprescindibilidade no processo de socialização do indivíduo
- Teoria sociológica explicativa da família.
- As transformações na estrutura social da família brasileira, independente de sua origem formal ou informal, está fundamentada em sentimentos profundos da natureza humana.
- O que levou a união informal de homem e mulher a perder a antiga conotação de conduta atentatória da moral e dos bons costumes para ser considerada um padrão de comportamento familiar aceito e desejado? Quais os fatores sociais que impulsionaram a aceitação dessa realidade tida por muito tempo como ilegítima? Fatores de ordem econômica, religiosa e também jurídica, como o impedimento de pessoas desquitadas contraírem novo matrimonio, explicam tal aceitação. Procura-se no social a resposta para o social. Tal realidade social fez com que o jurídico adotasse uma nova leitura sobre o assunto e a redimensionar seu posicionamento.
- A compreensão do que é família se expressa na experiência construída e vivenciada pelos atores sociais, e não mediante a imposição de normas jurídicas.
- A primeira função da família que merece destaque é a procriativa, que garante a expansão da espécie, e a contribuição para a formação de indivíduos aptos ao convívio social.
- Função socializadora ou educativa, promovendo a integração do indivíduo na comunidade e a transmissão da herança cultural.
- Ênfase na importância da socialização no processo de interação social. Socialização é a responsável pela aprendizagem da cultura e dos papéis que existem em qualquer sociedade. Cada papel exige o desempenho de uma obrigação, e as obrigações implicam o controle social.
- Controle social pode ser definido como o conjunto de influencias interiorizadas e/ou restrições externas que a sociedade faz pesar sobre as condutas individuais, e que dão conta da ordem social. Ele existe para corrigir as deficiências da socialização., tendo como