Fichamento sobre Pavimento de Concreto
FATEC Barueri
Graduação: Tecnologia em Transporte Terrestre (curso superior de infraestrutura voltado a área de Engenharia dos Transportes)
3º ciclo- noturno
Discente: Fabiana Rodovalho Nemet
Docente: Profª Drª Vilma Moreira
BALBO, José Tadeu. Pavimento de Concreto. 1. ed. São Paulo: Oficina de Textos. 2009.
Fissuras de Canto
Segundo Balbo (2009), são fissuras que ocorreram geralmente na forma de semicírculo, estando associada ao vencimento da resistência por fadiga do concreto na região ou a espessura insuficiente de placa em relação ao tráfego real.
Comentário: Embora Balbo defenda sua concepção, esta contradiz a norma DNIT 061/2004 e 2010, respectivamente, onde se faz claro que tal defeito diz respeito a uma fissura que intercepta as juntas a uma distância menor ou igual à metade do comprimento das bordas ou mesmo estando juntas do pavimento , sendo longitudinal ou transversal, ao ser medida a partir de seu canto. Normalmente, esta fissura atinge a espessura inteira da placa. Da ocorrência do evento, a norma garante que este se dá pela falta ou deficiência dos dispositivos de transmissão de carga nas juntas, como exemplo, as barras de transferência, encaixe tipo macho-fêmea ou boa entrosagem dos agregados, no caso de junta que fora executada por serragem. A norma diz ainda que as fissuras podem ocorrer em virtude de subdimensionamento da espessura do pavimento; por recalque diferencial da fundação do pavimento e por empenamento dos cantos da placa.
GIUBLIN, Carlos Roberto. Apostila, Disciplina: Patologia em Pavimentos Rígidos. Curitiba, 2009.
Desgaste Superficial ou Polimento de Agregados
Segundo Giublin, (2009), são defeitos causados pela resistência do concreto abaixo da especificação; por agressão a agentes externos; por desgaste natural devido ao tráfego contínuo durante a vida útil do pavimento de concreto; pelo excesso de finos na superfície da placa; pela