Fichamento sobre Justiça - Direito
1. Refere-se a um estado de integração social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre um grupo social.
Conceitos presentes no estudo:
Filosofia;
Ética;
Moral;
Religião.
2. Pode ser designado como o respeito de direito de terceiro a aplicação do seu direito por ser maior em virtude moral ou material.
3. é uma das quatro virtudes cardinais, segundo a doutrina da Igreja Católica, consiste na vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Grécia Antiga
As primeiras concepções a respeito da justiça surgiram na Grécia antiga. 1.1. Aristóteles definia como uma igualdade proporcional.
1.2. Platão reconhece a justiça como sinônimo da harmonia social. Idade Média
São Tomas de Aquino conceituou justiça como disposição constante da vontade em dar a cada um o que é seu.
1.1. Hans Kelsen conceitua a justiça como uma idéia irracional.
1.2. Hart diz que o conceito divide-se em duas partes: aspecto uniforme ou constante.
TEORIA DA JUSTIÇA
1. Para uma primeira corrente, a idéia de justiça relaciona-se diretamente com a idéia de equidade. Para uma segunda corrente, a idéia de justiça está mais ligada ao conceito de bem-estar. Cada uma dessas correntes comporta uma série de teorias diferentes, que se utilizam de distintas perspectivas para tratar do tema.
2. Justiça como equidade
2.1 Perspectiva utilitarista
A perspectiva utilitarista do conceito de justiça foi desenvolvida por autores como John Stuart Mill, Henry Sidgwick e Jeremy Bentham, este último sendo um dos principais expoentes desse pensamento. Define a função de utilidade de cada pessoa em termos de suas preferências individuais.
2.1.2 Perspectiva liberal de John Rawls
Rawls propõe-se a imaginar uma situação hipotética e histórica similar ao estado de natureza, na qual determinados indivíduos escolheriam princípios de justiça. Tais indivíduos, concebidos como racionais e razoáveis, estariam ainda submetidos a um "véu de ignorância".
2.1.3 Perspectiva libertária