Fichamento sobre Coriocarcinoma
966 palavras
4 páginas
FICHAMENTO REFERENTE AO ARTIGO: “Coriocarcinoma: um estudo de caso”Autores: Pollyana Alves Silva1, Sueli Riul da Silva1
Autor do fichamento: Maria Laudinete de Meneses Oliveira2
INTRODUÇÃO
As doenças trofoblásticas gestacionais compreendem lesões caracterizadas pelo desenvolvimento anormal do trofoblasto e incluem mola hidatiforme, mola invasora e coriocarcinoma. (pag.149).
A mola hidatiforme é a forma benigna e não-invasiva,caracterizada pela degeneração hidrópica das vilosidades coriônicas (...) As pacientes não podem engravidar no período de um ano. (pag.149).
Já a mola invasora, biologicamente benigna, invade a parede uterina e pode romper o útero, causando hemorragias (...) O tratamento compreende a histerectomia e quimioterapia. (pag.149).
O coriocarcinoma é a condição maligna entre as doenças trofoblásticas gestacionais e pode seguir qualquer forma de gravidez previamente normal ou anormal. (pag.149).
O coriocarcinoma possui manifestações variadas (...) Classicamente, o útero apresenta-se aumentado, o sangramento vaginal persiste e os níveis de hCG não negativam. (pag.149).
O diagnóstico é estabelecido a partir de exames laboratoriais que dosam os níveis de hCG no plasma (...) além da ultrassonografia e exame anátomo-patológico. (pag.149).
O tratamento é baseado no tipo e estadiamento do tumor. Compreende esvaziamento do conteúdo uterino, histerectomia e quimioterapia. (pag.149).
O índice de cura ou remissão da doença com quimioterapia é de até 100%, exceto naquelas clientes com mau prognóstico. (pag.149).
As responsabilidades do enfermeiro no cuidado à cliente com coriocarcinoma incluem conhecer a fisiopatologia do processo (...) garantir assistência de enfermagem individualizada e humanizada (...) cuidados com a quimioterapia, além de assistência ao perioperatório nos casos de cirurgia. (pag.149).
O presente estudo justifica-se por possibilitar o levantamento de informações pertinentes e descrição de proposta de