fichamento - SANTOS, Milton. A NATUREZA DO ESPAÇO
Introdução
“As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo cria espaço.” (p. 29)
A negligência com a técnica
“[...] a tecnologia embutida nos objetos constitui matéria central da análise sociológica.” (p.31)
“[...] Tecnomorfologia - que se ocuaria do conjunto das relações entre as técnicas e o solo e entre o solo e a técnica, dizendo que ‘em função das técnicas é que observamos a base geográfica da vida social: o mar, a montanha, o rio, a laguna.’” (p. 31)
“[...] a influência da técnica sobre o espaço se exerce de duas madeiras e em duas escalas diferentes: a ocupação do solo pelas infraestruturas das técnicas modernas (fábricas, minas, carrières, espaços reservados à circulação) e, de outro lado, as transformações generalizadas impostas pelo uso da máquina e pela execução dos novos métodos de produção e de existência.” (p. 33)
“o homem , esse fazedor de paisagens, somente existe porque ele é membro de um grupo que em si mesmo é um tecido de técnicas” (p. 33)
“[...] conjunto de técnicas de produção (técnicas de exploração da natureza, técnicas de subsistência, técnicas de matéria) e de técnicas de enquadramento (técnicas das relações entre os homens, técnicas de organização do espaço): a existência do mais pequeno grupo exige regras do jogo, técnicas de enquadramento. Essa soma de ligações e de técnicas é a civilização. Em suma todo homem é sustentado por técnicas que fazem de seus membros seres ‘civilizados’.” (p. 34)
“se os objetos técnicos se instalam na superfície da terra, fazem-no para responder a necessidades materiais fundamentais dos homens: alimentar-se, residir, deslocar-se, rodear-se de objetos úteis” (p. 35)
“Toda paisagem habitada pelos homens traz a marca de suas técnicas [...]. Essas paisagens ‘nos fazem perguntas’ [...]. Porque a paisagem não é se não um ponto de partida.” (p. 36)
A técnica, ela