Fichamento rh capítulo 14 e 15
1. Relações com Empregados:
As pessoas compõem o principal ativo da organização. Surge daí a obrigação de tornar as organizações mais conscientes e atentas a seus funcionários. As organizações bem-sucedidas estão compreendendo que simplesmente podem crescer, progredir e sustentar sua continuidade se forem capazes de aperfeiçoar o retorno sobre os investimentos de todos os companheiros, especialmente o dos empregados.
A Gestão de Pessoas nas organizações é o cargo que admite o auxílio eficaz das pessoas – empregado, funcionários, recursos humanos ou qualquer qualificação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
O texto em questão sobre as Novas Regras na Magnopower é uma tarefa bastante complicada, mas não difícil de resolver. A diretora Ivone Chaves ao assumir o cargo poderia demitir imediatamente aqueles funcionários que extrapolaram a liberdade em libertinagem, ou seja, poderia utilizar o Sistema autoritário-coercitivo onde o fluxo de informação é verticalizado. Ela sabe exatamente que as máquinas realizam hoje, atividades que o homem não teria condições de cumprir em termos de eficiência e eficácia, sabe que a tecnologia é uma grande aliada das instituições, mas não pode desempenhar atividades relacionadas ao lado humanas, ou seja, existem coisas que só uma pessoa é capaz de desenvolver bem e que essas pessoas são capazes de gerar mudanças e é a chave para criar estratégias inovadoras.
A proposta de solucionar esse problema indisciplinar se baseia na criação de alguns conceitos a serem implantados sem que os funcionários percam a motivação, sendo: * Comunicação: verdadeira e de mão dupla, ou seja, os trabalhadores recebem informações e também são solicitados a gera-las a organização; * Cooperação: Envolvem as duas partes – a organização compartilha poder decisório e o trabalhador retribui em comprometimento; * Proteção: Envolvem aspectos físicos como a segurança no ambiente