Fichamento Resumo - Sociedade dos indivíduos - Norbert Elias
Paull Handrew Maxsuel Lima Silva
Fichamento: A Sociedade dos Indivíduos
Arapiraca-AL
2014
Paull Handrew Maxsuel Lima Silva
Fichamento: A Sociedade dos Indivíduos
Fichamento apresentado ao professor Raimundo Rodrigues de França da disciplina Sociedade, natureza e desenvolvimento: da Realidade Local a Global.
Arapiraca-AL
2014
A Sociedade dos Indivíduos – Norbert Elias
Apesar de saber de que se trata o termo “sociedade”, nos deparamos com a dúvida conceitual sobre o assunto, de modo que seu entendimento em um contexto diversificadamente amplo seja o anelo do autor, nos fazendo refletir sobre o indivíduo, sua individualidade e seu papel no meio social. Após a análise comparativa das sociedades diversas em períodos variados, levando em consideração que não houve planejamento para as mudanças da sociedade com o decorrer do tempo, chega-se a um dilema de respostas mostrando ”dois campos opostos”.
“Parte das pessoas aborda as formações sócio-históricas como se tivessem sido concebidas, planejadas e criadas, tal como agora se apresentam ao observador retrospectivo, por diversos indivíduos ou organismos.” (Pag. 13)
“Já o campo oposto despreza essa maneira de abordar as formações históricas e sociais. Para seus integrantes, o indivíduo não desempenha papel algum.” (Pag.14)
O primeiro pensamento foi exposto como incapaz de estabelecer uma ligação entre os atos e objetivos individuais e formas culturais, estilos ou uma instituição econômica. O oposto também não conseguiu vincular a forma social ao individuo. Tais conclusões mostram que cada um, ou seja, individuo e sociedade, tem pensamentos e rumos diferentes. “Muitas vezes, é como se as psicologias do indivíduo e da sociedade parecessem duas disciplinas completamente distinguíveis. E as questões