FICHAMENTO: RELAÇÃO DA CONTABILIDADE COM A PSICOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – DEDC/CAMPUS VII
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
EM BUSCA DE UM MELHOR ENTENDIMENTO DA CONTABILIDADE GERENCIAL ATRAVÉS DA INTEGRAÇÃO DE CONCEITOS DA PSICOLOGIA, CULTURA ORGANIZACIONAL E TEORIA INSTITUCIONAL.
GUERREIRO, R; FREZATTI, F; CASADO, T. Em busca de um melhor entendimento da contabilidade gerencial através da integração de conceitos da psicologia, cultura organizacional e teoria institucional. Revista Contabilidade & Finanças (Impresso), São Paulo, 2006, n. XVII, v. 3, p. 07-21.
Afirma que as pesquisas baseadas apenas na experiência e observação (empíricas) apresenta uma contradição no que se refere ao exercício da prática da contabilidade gerencial. Isso ocorre devido poucas iniciativas na implementação de novas técnicas contábeis e de conceitos de contabilidade gerencial.
Considera, apesar de fatores indutores e facilitadores do ambiente externo e das novas técnicas à disposição dos gestores empresariais, a existência de um paradoxo no que diz respeito à prática da contabilidade gerencial. Nesse contexto, conceitua a teoria institucional como uma abordagem sociológica aplicada na área contábil objetivando explicar essa contradição.
Correlaciona psicologia à sociologia, quando observa as rotinas e os hábitos individuais influenciando na formação do grupo social, ou seja, os indivíduos influenciam o grupo e grupo influencia os indivíduos. Tendo sido os hábitos institucionalizados e formalizados acabam também modificando o ambiente externo da organização. Assim, determinados conceitos da psicologia, principalmente, o conceito de inconsciente da psicologia esclarece a formação de hábitos de pessoas e grupo, que é um conceito fundamental na teoria institucional.
Diferencia o ambiente social a partir dos anos 80 do século passado do ambiente social das décadas anteriores, exemplificando, que as diferenças são significativas como por exemplo, novos valores aceitos