Fichamento Relat rio Plano Piloto de Bras lia 1
FICHAMENTO II Referência bibliográfica
COSTA, Lucio. Relatório do Plano Piloto de Brasília. Brasília: GDF, 1991.
Resumo Proposta de Lucio Costa para o Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, de Edital publicado em 30 de setembro de 1956. Apresenta a ideia de marcação de dois eixos principais, que, adaptados à topografia, acabam por formar o desenho de um avião (vista superior). Valoriza o automóvel – que, “hoje em dia, deixou de ser o inimigo inconciliável do homem” –, as grandes avenidas, ruas de mão única, a criação de “superquadras”, liberação do solo e a imagem de monumentais de edifícios públicos.
Citação
“Não pretendia competir e, na verdade, não concorro, - apenas me desvencilho de uma solução possível, que não foi procurada mas surgiu, por assim dizer, já pronta.” (p.18)
“Compareço, não como técnico devidamente aparelhado, pois nem sequer disponho de escritório, mas como simples maquis do urbanismo, que não pretende prosseguir no desenvolvimento da idéia apresentada senão eventualmente, na qualidade de mero consultor.” (p.18)
“A liberação do acesso ao concurso reduziu de certo modo a consulta àquilo que de fato importa, ou seja, à concepção urbanística da cidade propriamente dita, porque esta não será, no caso, uma decorrência do planejamento regional, mas a causa dele: a sua fundação é que se dará no ensejo ao ulterior desenvolvimento planejado da região. Trata-se de um ato deliberado de posse, de um gesto de sentido ainda desbravador, nos moldes da tradição colonial. E o que se indaga é como no entender de cada concorrente uma tal cidade deve ser concebida.” (p.20) “Ela deve ser concebida não como simples organismo capaz de preencher satisfatoriamente e sem esforço as funções vitais próprias de uma cidade moderna qualquer, não apenas como urbs, mas como civitas, possuidora dos atributos inerentes a uma capital. [...] Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo