fichamento raízes do brasil
Pioneiros da conquista do tropico para a civilização, tiveram. Os portugueses, nessa proeza, sua maior missão histórica. E sem embargo de tudo quanto se possa alegar contra sua obra, forçoso e reconhecer.
Que foram não somente os portadores efetivos como os portadores Naturais dessa missão. Nenhum outro povo do Velho Mundo Achou-se tão bem armado para se aventurar a exploração regular e Intensa das terras próximas à linha equinocial, onde os homens depressa. Degeneram, segundo o conceito generalizado na era quinhentas, onde dizia um viajante francês do tempo.
Existe uma ética do trabalho, como existe uma ética da aventura. Assim, o individuo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo as ações que sente animo de praticar e, inversamente, terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem tudo, enfim, quanto se relacione com a concepção espaçosa do mundo, característica desse tipo. Por outro lado, as energias e esforços que se dirigem a uma recompensa imediata são enaltecidos pelos aventureiros; as energias que visam a estabilidade, a paz, a segurança pessoal e os esforços sem perspectiva de rápido proveito material passam, ao contrario, por viciosos e desprezíveis para eles. Nada lhes parece mais estúpido e mesquinho do que o ideal do trabalhador.
Entre esses dois tipos não ha, em verdade, tanto uma oposição Absoluta como uma incompreensão radical. Ambos participam, em maior ou menor grau, de múltiplascombinações e claro que, em estado puro, nem o aventureiro, nem o trabalhador possuem existência real fora do mundo das idéias.
(pág.47)
Os portugueses e seus descendentes imediatos foram inexcedíveis. Procurando recriar aqui o meio de sua origem, fizeram-no com uma facilidade que ainda não encontrou, talvez, segundo exemplo na historia. Onde lhes faltasse o pão de trigo, aprendiam a comer o da terra, e com tal requinte, que afirmava