Fichamento: Questões básicas do Desenvolvimento
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
PROFESSORA: EMANUELA
Aluna: Roselita Cavalcante Bastos
FICHAMENTO: Questões Básicas no Estudo do Desenvolvimento
O estudo do desenvolvimento humano pelos cientistas se deu do desejo de entender os processos subjacentes ao desenvolvimento humano e encontrar formas de ajudar pais, professores, terapeutas e outros profissionais que trabalham com crianças a fazê-lo efetivamente, para que tivessem um pleno desenvolvimento em sua totalidade, sem perdas de habilidades, crescendo e usando todo seu potencial.
Duas questões fundamentais no estudo do desenvolvimento são o grau de influência das tendências inatas e os fatores ambientais.
Filosoficamente, o lado da natureza representado pelos idealistas e racionalistas, sendo dois deles Platão e Descartes - ambos acreditavam que pelo menos algum conhecimento é inato, ou seja, não precisamos aprender, já nascemos sabendo. Do outro lado estão os denominados empiristas, Locke inclui-se, insistindo que, no nascimento, a mente é uma lousa em branco - em latim, uma tabula rasa. Para os empiristas todo conhecimento é criado pela experiência.
Outros filósofos, entretanto discordam dos racionalistas e empiristas, eles acreditavam que o desenvolvimento envolvia uma interação entre forças internas e externas. Um desses filósofos era Rousseau, ele alegava que todos os seres humanos são naturalmente bons e buscam experiências que os ajudem a crescer, para ele o objetivo do desenvolvimento humano era alcançar o potencial inato.
Entretanto para o psicólogo John Watson, que criou o termo behaviorismo , que define o desenvolvimento em termos de mudanças de comportamento causadas por influências ambientais, ele não acreditava de nenhuma forma em um plano de desenvolvimento inato de nenhum tipo, defendia que, através da manipulação do ambiente, as crianças podiam ser treinadas para ser ou fazer qualquer coisa. Watson afirmava que todas