fichamento pronto.
FICHAMENTO DO LIVRO CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE DE BETTY COELHO
Contar Histórias: Uma Arte sem Idade.
Resumo:
*A autora cita que ouvir histórias e contar são coisas de que as crianças gostam muito. (p.08)
Como toda arte, a de contar histórias também possui segredos e técnicas. (p.09)
A história faz todos sorrirem, a aula passa a ser uma divertida brincadeira - e gente grande volta a ser criança. (p.10)
A força da história é tamanha que narrador e ouvintes caminham juntos na trilha do enredo e ocorre uma vibração recíproca de sensibilidades, a ponto de diluir-se o ambiente real ante a magia da palavra que comove e enleva. (p.11)
A história aquieta, serena, prende a atenção, informa, socializa, educa. (p.12)*
Capítulo 1: Escolha da História
O primeiro passo consiste em escolher o que contar. (p.13)
Naturalmente, é necessário fazer uma seleção inicial, levando em conta, entre outros fatores, o ponto de vista literário, o interesse do ouvinte, sua faixa etária, suas condições sócio-econômicas. (p.13)
É preciso também considerar o estilo e o gosto pessoal do narrador. (p.14)
Dentre os vários indicadores que nos orientam na seleção da história destaca-se o conhecimento dos interesses predominantes em cada faixa etária. (p.14)
Antes de contarmos uma história, precisamos saber se se trata de assunto interessante, bem trabalhado. Se é original, se demonstra riqueza de imaginação e se consegue agradar às crianças. (p.14)
A experiência nos diz que as dificuldades de escolha em casos específicos estão relacionadas com a situação peculiar do ouvinte. (p.20)
Capítulo 2: Estudo da História Infantil
Estudar uma história é, em primeiro lugar, divertir-se com ela, captar a mensagem que nela implícita e, em seguida, após algumas leituras, identificar os seus elementos essenciais que constituem a sua estrutura: Introdução, Enredo, Clímax e Desfecho. (p.21)
Estudar uma história, portanto, é perscrutar lhe todas as