Fichamento Projeto Integrador
Podemos dizer que termômetro é todo instrumento capaz de medir temperaturas dos sistemas físicos e os tipos mais comuns são os quw se baseiam na dilatação do mercúrio. As escalas termoméricas mais conhecidas são : ( C ) Celsius, ( F ) Fahrenheit e ( K ) Kelvin.
A origem do termômetro remonta a 300 a c quando “Filo de Bizâncio” fabricou o 1º instrumento para indicar temperaturas.
Ctésibo de Alexandria 100 anos depois reinventou o instrumento utilizando um tubo de vidro c/ formato e “ U “ invertido com uma vaslha em cada extremidade. Quando o líquido de uma vasilha era aquecido, aumentava aumentava como resultado da dilatação.
Galileu Galilei aperfeiçoou o instrumento em 1592 inspirado nos escritos de Heron de Alexandria publicado 17 anos antes (1.575). O primeiro modelo foi chamado de termoscópio e era constituído por um globo de vidro com ar que afunilava, onde era colocado um tubo com água corada.
O líquido subia ou descia conforme a temperatura que se aproximasse do tubo e quanto maior a temperatura, maior a altura do líquido, dando a noção de temperaturas por comparação.
Mais adiante, o médico “Santonio Santorre” idealizou uma escala para aplicar ao termoscópio de Galileu fazendo dele o 1º termômetro clínico conhecido para medir a temperatura do corpo mas devido à influência da pressão atmosférica, não era muito confiável.
Ferdinando II de Médici, grão-duque de Toscana resolveu este problema criando um termômetro fechado contendo álcool, cuja dilatação é mais rápida que água. Durante o século XVII inúmeros modelos foram criados mas nenhum deles era rigoroso pois as medidas não coincidiam.
Diversas escalas foram elaboradas mas sem sucesso e a falta de precisão mantinha-se. Só em 1.709 através do físico polaco “Gabriel Fahrenheit chegou-se a primeira evolução com um termômetro a álcool com uma escala entre 32 ( 0 C) e os 212 ( 100 C) extremamente confiável e alguns anos depois Fahrenheit percebeu o mercúrio era mais