Fichamento Professores Como Intelectuais Transformadores
PROFESSORES COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES
(Henry A. Giroux)
Introdução
“o atual apelo por mudança educacional apresenta aos professores tanto uma ameaça quanto um desafio...”
“A ameaça vem na forma de uma série de reformas educacionais...”
“O clima político e ideológico... lhes (professores) oferece o desafio de unirem-se ao debate público com seus críticos, bem como a oportunidade de se engajarem em uma autocrítica muito necessária em relação à natureza e finalidade da preparação dos professores...”
“... é necessário que uma perspectiva teórica seja desenvolvida, redefinindo a natureza da crise educacional e ao mesmo tempo fornecendo as bases para uma visão alternativa para o treinamento e trabalho dos professores.”
Desvalorização e Desestabilização do Trabalho Docente
“No cerne da atual ênfase nos fatores instrumentais e pragmáticos da vida escolar colocam-se diversas suposições pedagógicas importantes.”
“O fato de que os programas de treinamento de professore nos Estados Unidos há muito têm sido dominados por uma orientação e ênfase behaviorista na mestria das áreas disciplinares e métodos de ensino está bem documentado.”
“Em vez de aprenderem a refletir sobre os princípios que estruturam a vida e a prática em sala de aula, os futuros professores aprendem metodologias que parecem negar a própria necessidade do pensamento crítico.”
“As racionalidades tecnocráticas e instrumentais também operam dentro do próprio campo do ensino... A fundamentação subjacente de muitos destes pacotes reserva aos professores o simples papel de executar procedimentos de conteúdo e instrução predeterminados.”
Professores como Intelectuais Transformadores
“A categoria de intelectual... oferece uma base teórica para examinar-se a atividade docente como forma de trabalho intelectual, em contraste com sua definição em termos puramente instrumentais ou técnicos.”
“...os professores podem ser vistos... como homens e mulheres livres, com uma dedicação especial aos