fichamento - positivismo, uma primeira forma de pensamento social
Sociologia
FICHAMENTO
A Sociologia Clássica: Positivismo: uma primeira forma de pensamento social (p. 46 á 53). Capítulo quatro.
Introdução: cientificismo e organicismo
A primeira corrente teórica sistematizada de pensamento sociológico foi o positivismo, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação. Seu primeiro representante e principal sistematizador foi o pensador francês Auguste Comte.
O positivismo derivou do “cientificismo”, isto é, na crença do poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais.
O positivismo reconhecia que os princípios reguladores do mundo físico e do mundo social diferiam quanto à sua essência: os primeiros diziam respeito a acontecimentos exteriores aos homens; os outros a questões humanas.
Comte concebeu a sociedade como um organismo constituído de partes integrantes e coesas que funcionavam harmonicamente, por isso o positivismo foi chamado também de organicismo.
O darwinismo social
O contexto histórico do positivismo é a expansão da Revolução Industrial, e as revoluções burguesas destruíram a velha ordem feudal consolidando a nova ordem, o capitalismo.
Surgem os monopólios e oligopólios, que com as crises de superprodução trazem a morte de milhares de pequenas indústrias. As grandes empresas se unem ao capital bancário para sustentar e financiar a própria expansão.
Surge a necessidade de novos mercados para poderem crescer, desencadeando a busca de novos mercados na África e na Ásia. Nesses continentes podia-se obter matéria prima bruta e mão de obra a baixíssimo custo; eram também pequenos mercados consumidores, porem houve resistência por parte dos povos colonizados.
A dominação e transformação necessitavam de uma justificativa que ultrapassasse os interesses econômicos. Assim a dominação e conquista foi transformada em missão civilizadora. A civilização era oferecida, mesmo contra