fichamento porque planejar? como planejar?
Disciplina: Avaliação e Planejamento
Professor: Marcos Batinga Ferro
Aluna: Nadja Santos
FICHAMENTO
Referência bibliográfica: MENEGOLLA. Maximiliano. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2003.
Objeto: A importância do ato de planejar para o professor.
Objetivos:
“ Mostrar que o planejamento é o instrumento básico de todo processo educativo, que nos pode indicar a direção a seguir”. (p. 24).
“ Apresentar a educação como processo , que já mais pode ser desenvolvida fora do contexto no qual o homem está inserido”. (p. 30).
“Enfatizar que o compromisso do educador com a realidade sócio- política e cultural não desvincula do material instrucional organizacional que tornará a aprendizagem mais efetiva”. (p. 99).
“ Indicar ao educador como deve conceber sua participação no processo educativo, educando para educar”. (p. 100).
Metodologia: A primeira parte apresenta a fundamentação e prática. A segunda parte ele explana: A instrumentalização para a ação.
Fontes: Bibliográfica.
Principais conceitos utilizados pelo autor:
a) Racionalizar- “é um processo discursivo que se desenvolve a partir de proposições ou colocações evidentes e bem definidas, através de quais se pretende chegar a novas situações”. (p. 19).
b) Planejamento-“ é um processo de abordagem racional e científica dos problemas da educação, incluindo definição de propriedades e levando em conta a relação entre os diversos níveis do contexto educacional”. (p.35).
c) Currículo- “ O termo currículo nos dá uma ideia de caminho percorrido durante a vida ou que se vai percorrer”. (p. 35).
d) Plano de curso:- “ é a organização de um conjunto de materiais, que vão ser ensinados e desenvolvidos, em uma escola durante um período ou extensão do curso em si”. (p.59).
Principais conclusões do autor:
“ Deste modo, planejar não significa determinar os limites do homem circundando-o num viver estabelecido. Trata-se , antas,