Fichamento Por uma outra globalização
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Área de História
Curso de Graduação em Serviço Social
Professora: Juniele Rabêlo de Almeida
Disciplina: História Social e Política do Brasil III
Horário: 14h-18h (quartas-feiras) Período: 1/2013
Aluna: Bárbara Pinheiro Baptista
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização- Livro Vira-Vira 2. Primeira edição. Rio de Janeiro: Edições Best Bolso, 2011. (Capítulos I ao III)
FICHAMENTO
Introdução Geral
- O autor aponta os fundamentos do mundo globalizado: o império da informação que cria necessidades para a população e serve ao império do dinheiro, que promove a monetarização da vida social e pessoal. (p.11)
- Para Milton, a globalização pode ser vista a partir de três visões. A primeira é uma visão ilusória, manipulada. A segunda é a globalização de maneira perversa e excludente. Por fim, a última concepção enxerga esse processo como algo que pode ser alterado, obtendo características mais humanas. (p.12) O mundo tal como nos fazem vê-lo : a globalização como fábula
- O autor desmistifica o conceito de aldeia global. As distâncias se encurtaram somente para aqueles que têm o poder aquisitivo necessário para viajar. Além disso, as informações chegam aos indivíduos de maneira distorcida e tendenciosa, criando ideologias duvidosas. “É como se o mundo agora estivesse, para todos, ao alcance da mão.” (p.12)
- Os meios de comunicação nos fazem pensar que esse novo mundo globalizado é amplo e deve ser explorado em nome do consumo. (p.12)
- O autor também ressalta que o papel do Estado é bastante diferenciado. Ele não está tão distante quanto parece. Seu objetivo é atender as demandas das grandes corporações. Dessa maneira, passa a deixar em segundo plano os problemas sociais. (p.12)
- Para sustentar essa fábula, que nos faz crer que a globalização é algo bom para todos, é necessária a criação de uma ideologia que a legitime. (p.13)
O mundo tal como ele é: a