FICHAMENTO POR CITAÇÃO - HISTÓRIA DO DIREITO NO BRASIL - ANTONIO CARLOS WOLKMER
“Mas, para alcançar nova leitura histórica do fenômeno jurídico enquanto expressão de ideias, práticas normativas e instituições, é necessário apurar a distinção das especificidades a cada campo cientifico do que seja História e do que seja Direito”
“... a História pode ser visualizada como a sucessão temporal dos atos humanos dinamicamente relacionados com a natureza e a sociedade”
“...Peter Burke observa que a percepção da inconsistência do paradigma tradicional foi motivada por ampla variedade de mudanças que levaram à redefinição dos conceitos, das fontes, do método e da interpretação da História escrita.”
“...a ‘nova’ História começou a privilegiar toda a ‘atividade humana’”
“... a ‘nova’ História não se ocupa mais da narração de acontecimentos, mas, sobretudo, das mudanças estruturais...”
“...a História convencional parte de uma perspectiva de cima, ou seja, tem destacado a obra dos ‘grandes homens, estadistas, generais ou ocasionalmente eclesiásticos...”
“... obrigatoriedade de redefinir as fontes, ainda muito presas aos registros oficiais e aos documentos preservados em arquivos, buscando outros tipos de evidências confiáveis...”
“...A História está indissoluvelmente ligada à consciência, o que nos leva, ou deve levar, a agir de modo histórico-político...”
“Até hoje fez-se uma interpretação elitista da História, impondo-se, como aclama Leonardo Boff (citado por A. Vivar Flores), a “História dos que triunfaram, dos que chegaram ao poder. Não é a história dos vencidos, dos humilhados e ofendidos. Estes são esquecidos”
“Na verdade, uma análise mais atenta sobre as razões do exaurimento da História do Direito realça o fato de que a historiografia jurídica da modernidade, constituída em grande parte por princípios e valores liberal-burgueses, desempenha, no dizer de Antonio M. Hespanha,