fichamento platão e aristotles
Publicidade e Propaganda
Luiz Eduardo de Carvalho Alves
1ºH Manhã
FICHAMENTO DO TEXTO “O PENSAMENTO DE PLATÃO E ARISTÓTELES”
Belo Horizonte
2014
Texto I:
Foi Platão quem desenvolveu a ideia de que a nossa experiência, ao utilizar apenas o testemunho dos sentidos, é uma fonte de erros. (p.1)
Para Platão, o verdadeiro mundo é o mundo das ideias que contém modelos e essências de como as aparências devem se estruturar. (p.1)
A forma das coisas nos mostra, apenas, ‘’como’’ elas são, mas não ‘’o que’’ elas são. (p.1)
A percepção sensorial é apenas sombra da realidade. (p.1)
O mundo sensível está em constante mudança e, neste caso, se torna impossível conhece-lo por razões óbvias: não se pode conhecer uma coisa que deixa de ser ela mesma na sucessão do tempo. (p.1)
As ideias não são perfeitas, imutáveis, sendo apreendidas apenas pelo pensamento puro. (p.1)
As coisas sensíveis são como cópias imperfeitas das Formas ou Ideias, já que por princípio uma coisa perfeita, se mudar, é para pior. (p.1)
A mudança aparece como elemento que corrompe e degenera, pois afasta cada vez mais a coisa de sua natureza. (p.1)
Platão também salientou a importância das definições: saber algo não basta nomeá-lo, mas defini-lo em termos exatos e utilizar o significado coerentemente, mas de regras que especifiquem o significado de forma padronizada. (p.2)
É preciso, para Platão, raciocinar logicamente a partir de premissas a conclusões sob o princípio do conceito, dos significados e das convenções como alicerces da análise lógica. (p.2)
A dialética foi de extrema importância na história do pensamento, pois significou o rompimento racional com o senso comum ou a tentativa de realiza-lo. (p.2)
A dialética é realizada num diálogo onde umas das partes leva a outra a reconhecer as contradições e incoerências de suas crenças. (p.2)
Este método elimina